English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Jornalista é ser ou não ser - Luís Carlos Castro Palma, o Batata (16/09/1940 – 28/12/2009)

A Carta da Filha



Texto do Luis Carlos de Castro Palma, o Batata, datado de 25 de maio de 2004.

A Carta da filha

Ao chegar do trabalho, antes de entrar na casa, Jordão costuma cuidar das ferramentas usadas naquele dia. Algo diferente pairava. Geni, esposa, a cada minuto, o observava do vitrô na cozinha. Entrando, reparou em envelope sobre a mesa. Fez que não viu. Foi ao fogão de lenha, pegou o bule de café e uma canequinha na prateleira. A mulher, colherando na panela de feijão, disse : " O patrão deixou esta carta para você. Trouxe da cidade ". Estalando de curiosidade, porém mostrando indiferença, ele olhou , repetidamente, os dois lados do envelope. "É da nossa filha Julieta. Vamos esperar a Julinha chegar do serviço. Ela acerta bem as leitura".
Julia, que trabalha na sede, chegou mais tarde. A carta, empaturrada com votos de saudade, trazia boas notícias da família. O genro, Alberto, migrou para Campinas, acompanhado pela esposa, um filho e o talento de bom pedreiro. Hoje, emprega seis trabalhadores, mora em casa própria e conduz um automóvel muito bem conservado. Agora, um filho e duas filhas .
"... Papai , mamãe , Julia está na hora de conhecerem as netas e sobrinhas . Judite já tem dez anos e Jaci, oito . Alberto arrumou jeito de "tirar" uma semana de folga e vai nos levar aí no começo de julho, primeiro sábado, que é férias. Não se preocupem com as acomodações. Só peço que o senhor, papai, por pedido do Alberto, prepare uma caçada de paca. Falo tanto, ele quer comer uma assada naquele forno redondo do quintal. Levarei surpresas ..."
Pacas, o Sapucaí tem. Casa boazinha e cuidada não teria problemas ao receber. Era só pedir, para a Ondina uma cama de casal que ela mantinha desmontada. Difícil seria cabrestear a fúria que deu na Geni para fazer doces, lavar e encerar pisos, clarear (teve de comprar cinco quadradinhos de Anil) roupas, arear os utensílios com faina de sacristão e engordar frangos fechados com o trato no dobro. Quinze dias, fizeram a mulher trabalhar quarenta.
Agosto é mês de poeira, porem a toda frente da colônia está varrida e sem poeira grossa. Sejam bem vindos, diziam. Chegada travada por lágrimas de felicidades e risadas nervosas. Meia hora depois, a coisa virou geral. Os homens respeitaram o aperto e as mãos calosas do Alberto. As mulheres ficaram gêmeas da natural simplicidade trazida pela Julieta. Festa.
Surpresas? Muitas. A maior: Julieta disse que vinha convidar Julia para estudar e ser doutoura. Sabatinaram os prós e contras. Acertaram. Geni, emagreceu e engordou naquela semana. Jordão agradeceu à Deus pelo genro. Julia, nem sabia onde estava. Juraram dois retornos ao ano e partiram. Paca? Ninguém lembrou da paca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário